14 outubro 2006

Beato Gonçalo de Lagos, OSA

Nasceu à volta de 1360 na pequena cidade de Lagos, no Algarve. Era um pescador, filhos de pescadores. Quando visitava uma das igrejas agostinianas em Lisboa sentiu a chamada à vida claustral. No ano 1380 vestiu o hábito dos filhos de Santo Agostinho. Destacou-se desde o inicio pelo amor ao estudo, ainda que, devido à sua humildade de espirito, nao quis aceitar o mestrado em Teologia.
Uma vez ordenado sacerdote, foi muito apreciado tanto pelas suas homilias como pela sua entrega ao trabalho pastoral e à salvaçao das almas. De maneira particular gostava imenso de ensinar e transmitir as verdades de fe aos obrarios e às pessoas ignorantes. E ainda mais às crianças e aos adolescentes. Nomeado varias vezes prior - inclusivamente esteve à frente dos maiores e mais importantes conventos da provincia lusitana, como Lisboa e Santarém - deixou muitas marcas do quao importante para ele era o tema religioso e a observancia da vida monástica. Apesar de um excelente calígrafo, miniaturista e compositor de cânticos sagrados, nao era por isso que nao desejava fazer outros trabalhos mais humildes como por exemplo o de enfermeiro, cozinheiro ou porteiro. O seu espírito de piedade foi exemplar, vivêndo-o unido a um profundo sentido ascético.
Em 1412 foi elegido superior do convento de Torres Vedras, uma localidade próxima a Lisboa, onde permaneceu até ao final dos seus dias, desempenhando uma incansável actividade no campo pastoral e pedagógico. Eram muitas as pessoas que sentiam um afecto muito especial por ele.
Faleceu no dia 15 de Novembro de 1422 e foi sepultado na igreja conventual Virgem da Graça de Torres Vedras, onde hoje em día podemos ver os seus restos. Já era venerado como santo durante a vida, mas após a sua morte o culto foi aumentando. O seu nome continua presente na mente dos portugueses, especialmente entre as gentes das cidades pelas que passou, que o invocam como protector celeste das gentes do mar e padroeiro da juventude.
O seu culto foi confirmado pelo Papa Pio VI em 1778.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá
Estás bom? (tengo que explotar el poco portugues que se... :$)
¿Que pasó? Espero una actualización del blog para después de exámenes ¿eh?
Desde Pucela-city un besazo tremendo.
Edna