22 dezembro 2006

Abraços gratis pelo centro de Madrid

Espectacular, lindo, inesquecivel, enriquecedor... e outros tantos adjectivos que poderia colocar aqui para tentar descrever esta fantástica experiência. É realmente alucinante ver como as pessoas reagem ao ver alguém com um cartaz que diz: ABRAÇOS GRATIS. Passo a explicar:

Ao inicio estávamos todos tipo: não tenho coragem, tenho vergonha, vou fazer figura de parvo... mas depois dos primeiros cinco minutos de impacto, a maneira de ver as coisas muda radicalmente. Começas a dar os primeiros abraços, surgem os primeiros sorrisos, os primeiros comentários de apoio e incentivo. Recordo alguns episódios caricatos, como por exemplo aquela senhora que se aproxima e nos pregunta se estamos a dar abraços sem ânimo de lucro, ao que nós respondemos afirmativamente, que é totalmente gratis e que o único lucro que queremos conseguir é um sorriso e um abraço! A maior parte das pessoas que se cruzaram comigo diziam: força, continuem, é uma ideia fantástica, etc. Comentários alentadores que tiram qualquer resto de vergonha que possa existir ainda.

Chegamos ao ponto de entrar nos autocarros, parados nos sinais vermelhos, dar um abraço ao condutor, aos passageiros e sair pela porta de trás, com toda a gente a dizer adeus pelas janelas. Aconteceu outro episódio curiosíssimo: passamos à porta do El Corte Inglés e um senhor que estava lá dentro, viu-nos e saiu literalmente disparado e a correr do Centro Comercial para vir dar-nos um abraço. É realmente alucinante ver a reação das pessoas. Pessoas que não conheces de lado nenhum, stressadas com as últimas compras de natal, algumas tristes por não terem um rumo ou uma saída nas suas vidas, etc. A única coisa que existe são dois braços abertos a qualquer pessoa, sem diferencias de condição, idade, sexo ou status social, dois braços abertos que só querem conceder uns segundos de carinho.

Felizmente não tivemos nenhum tipo de problema, antes pelo contrário: um grupo de raparigas aproximou-se para abraçar-nos também, e como gostaram tanto da ideia, pediram-nos dois cartazes, e foram pelas ruas fazer o mesmo: distribuir abraços gratis!!! Posso dizer que 1h depois de lhes termos dado os cartazes, encontrámo-nos de novo com elas e estavam contentíssimas e agradeceram-nos imenso.

Realmente é complicado expressar com palavras todos os sentimentos que passaram por mim esta tarde, o melhor é mesmo verem o video que vou pôr aqui amanhã, mas só o vou fazer à noite. Mas antes de concluír este novo post, quero agradecer do fundo do coração a ti Adri, pela fantástica ideia de irmos para a rua distribuir abraços gratis; agradecer a toda a gente que veio connosco (alunos do CBC e do CSA), foram um grupo sensacional e muito porreiro, agradecer também ao outro grupo que andava a fazer o mesmo que nós: pessoal muito fixe e agradável. Finalmente a Ti por nos teres concedido esta fantástica e maravilhosa oportunidade de felicitar as pessoas pelo teu aniversário de nascimento, o ultimo abraço gratis é só para Ti ;) FELIZ NATAL!!!

1 comentário:

edna disse...

Espero con impaciencia ese video wappo de los abrazos gratis.
Un besazo Rui y gracias por compartir tu experiencia :D