21 fevereiro 2007

Encontro "Missão Jovem"

No passado Sábado, dia 17 de Fevereiro, juntámo-nos aqui em Los Negrales uns 60 jovens de algumas das paróquias da serra de Madrid, especificamente: Los Negrales, Alpedrete, Guadarrama, Villalba e Cercedilla. O objectivo? Uma actividade inserida dentro do programa que estamos a levar a cabo chamado "Misión Joven". Com este programa a nivel da diocese de Madrid, pretendemos anunciar a palabra de Jesus Cristo a todos aqueles jovens que não o conhecem ou que simplesmente se afastaram da Igreja porque nunca chegaram a conhecê-lo plenamente. Mas antes de saírmos à rua e anunciar a Palavra de Deus, resolvemos anunciá-la primeiro aos jovens que temos nos nossos diversos grupos de crisma; ao mesmo tempo, tinham a oportunidade de criar laços com novas pessoas de outras paróquias da zona.

O encontro teve início as 11:00 da manhã com uma pequena oração sobre o tema da Missão Jovem, preparada pela paróquia de Cercedilla. Depois de uns breves minutos na capela, saímos à rua para fazer uns jogos, umas dinâmicas de conhecimento para que a vergonha começasse a desaparecer a cada segundo que passava. Estes jogos foram preparados por nós, agostinhos: Eu, Alejandro e David Larrén. Fizemos dois grupos para que os mais velhos pudessem disfrutar de uma dinâmica um pouco mais séria sobre o rumo que cada um dá à sua própria vida. Não estive com eles nesta dinâmica mas, pelo que me chegou aos ouvidos, correu bastante bem já que tiveram oportunidade de ficar uns momentos a sós com eles mesmos e com Deus já que, como diria Santo Agostinho: "Deus é mais interior que a nossa própria intimidade" ou então "Entra no teu interior, porque aí habita a Verdade".

Depois de correr, rir, "andar de barco" e "jogar à cabra cega", chegou o tempo de partilhar o almoço, sempre num ambiente de fraternidade e companheirismo (não sei se será influência da casa onde estávamos...). Os catequistas, com os padres de cada uma das paróquias presentes, aproveitámos o momento para fazer uma pequena reunião, acompanhada de café, para continuarmos a pensar em novas acções missioneiras para levar a cabo o já referido programa. Finalmente chegou o momento catequético do dia, com uma tema preparado pelas paróquias de Guadarrama e Villalba. Apresentámos o vídeo da missão jovem, preparado pela diocese de Madrid, e depois reflectimos um pouco sobre aquela magnífica passagem bíblica: "Vinde e vereis" (João 1, 39). Como não podia deixar de ser, o dia terminou com a Eucaristía, preparada pela paróquia de Alpedrete. Foi um momento bastante agradável para todos, porque tivemos a oportunidade de participar activamente na celebração em vez de ficarmos sentados no banco a assistir de longe, como se não tivéssemos nada a ver com aquilo. Finalizada a Eucaristía, vieram os típicos abraços e beijinhos, e cada um foi para a sua respectiva casa.

A intenção deste dia era fazer vêr a estes jovens, e recordá-lo também a nós mesmos (nunca é demasiado), que não podemos ter medo de ser o que somos: cristãos e seguidores de Jesus. Por mais que os meios de comunicação proponham o contrário, Jesus continua vivo dentro de cada um de nós e no meio da sociedade, por isso devemos ser os primeiros a anunciá-lo, devemos ser os primeiros a levá-lo a todos aqueles que não o conhecem. Só nele reside a verdadeira felicidade e a vida em plenitude, por isso não devemos guardar este pequeno tesouro para nós, devemos dá-lo, porque a fé só se transmite se a damos aos outros. E nunca é demais recordar aquelas palavras dirigidas aos discípulos: "Ide ao mundo inteiro e proclamai o Evangelho". Esta foi a missão que Jesús encomendou aos seus discípulos há já 2 milénios e se a fé em Jesus Cristo chegou até nós foi por causa dessas palavras dirigidas aos doze apóstolos. Se entre esses doze conseguiram o que conseguiram, não seremos nós capaz de levar essa fé a todos aqueles que convivem diariamente connosco?

Deixo-vos algumas fotos que mostram um pouco deste magnífico dia. Até à próxima!!!



Sem comentários: